Será que a gente consegue passar 1 dia sem ficar pensando no que aconteceu ontem e nas coisas que precisaremos fazer amanhã?
Como a gente vive em um mundo muito ansioso onde tudo é projetado para o futuro, a nossa tendência é a de vivermos muito ansiosos com tudo aquilo que precisaremos fazer amanha, daqui a uma semana ou daqui a um tempo específico. Pessoas que são mais perfeccionistas e controladoras podem gastar ainda mais tempo pensando no que pode ou não acontecer no futuro a fim de tentar eliminar qualquer possibilidade de algo dar errado naquilo que farão amanhã ou depois.
E, por outro lado, às vezes passamos muitos minutos relembrando ou até mesmo revivendo mentalmente uma situação que aconteceu ontem ou antes disso, quer tenha sido boa ou ruim. Às vezes podemos ficar repassando na nossa mente todo o diálogo estressante que tivemos com alguém no dia anterior e ficarmos pensando “e se eu tivesse dito isso em vez daquilo naquela hora?”, “e se eu tivesse agido de forma diferente?”.
Enfim, é um desafio a gente viver o hoje. É quase contra a maneira do nosso mundo atual viver: tão centrado no futuro e muitas pessoas com dificuldade de “abandonar” (no sentido saudável da palavra) o passado.
Mas, quando começamos a exercitar dar atenção ao que estamos fazendo hoje, às pessoas que estão com a gente hoje, as emoções que estamos tendo hoje, algumas coisas boas podem acontecer: podemos ter menos ansiedade, dar mais valor e atenção às pessoas que estão convivendo conosco, viver mais conscientes da nossa própria vida, em vez de vivermos sempre correndo e “no automático” e termos mais trazer em detalhes da nossa vida que quando vivemos correndo e voltamos ou para o passado ou para o futuro, passam sem nem a gente perceber.
Portanto, pequenas coisas que você pode fazer ainda hoje para valorizar este dia:
- Aproveite bem o seu dia.
- Valorize os bons sentimentos possíveis de serem sentidos nesse dia.
- Não deixe pessoas fundamentais para depois.
- Diga o que tem para dizer.
- Demonstre aquilo que você precisa demonstrar.
- Seja você mesmo.
- Não cultive mágoas e sofrimentos.
- Perdoe alguém e peça perdão.
- Seja feliz com o que for possível hoje.
Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica, pós-graduada em aconselhamento familiar.