Você é recém-casado? Então, confira quatro dicas que poderão servir de ajuda para este período da ajustes que os primeiros anos de casamento reservam a vocês:
1. Por mais que o início do casamento possa estar recheado de atitudes apaixonantes, o convívio diário com quem você antes não convivia pode trazer, também, algumas desavenças. Não se desespere! Seu casamento não foi um erro! Os primeiros anos do casal são de ajustes e cabe aos dois terem jogo de cintura para construírem seu próprio casamento.
2. Sua família, agora, não é mais seus pais e irmãos. Eles são sua família de origem e continuarão amando e sendo amados por você. Mas agora, sua família é você e seu cônjuge e sua atenção e tempo deve ser dirigida para vocês.
3. Tanto você quanto seu cônjuge possuem expectativas quanto ao casamento e quanto à maneira de se comportarem nele influenciadas pelas famílias de origem de cada um. No entanto, é importante que vocês se perguntem: “Como queremos que seja a NOSSA nova família? O que manteremos de uma família e de outra, e o que adicionaremos como um “toque especial” absolutamente nosso?”. O desafio do jovem casal é desenvolver a sua própria identidade conjugal, sem terem que copiar modelos de uma família ou de outra.
4. Quando surgirem discussões, procurem resolvê-las entre vocês, sem compartilharem com seus pais, sogros, irmãos ou amigos. Quanto mais praticarem conversar sobre o que não está legal, mais se tornarão capazes de resolver conflitos futuros.
Bom casamento!
Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.