Precisa desabafar?

Está chateado com alguém e precisa desabafar? Quando estamos incomodados com alguma coisa que alguém fez, geralmente pendemos para um extremo ou outro: ou engolimos nossos sentimentos – muitas vezes por uma inabilidade em expressar o que estamos sentindo – ou explodimos com a outra pessoa, agindo de maneira desequilibrada. Porém, nenhuma dessas maneiras resolvem, de fato, a chateação. Como conseguir desabafar de maneira construtiva?

1. Comece a conversa falando sobre o que você está sentindo, em vez de falar sobre o que o outro fez. Por exemplo: “Estou me sentindo desrespeitado por você ter desligado o telefone enquanto eu estava falando.”, em vez de “Você é muito mal-educada! Você é intolerante! Não consegue me ouvir!”. Quando falamos sobre o outro, a tendência é que o outro apenas se defenda, em vez de compreender como você se sente e, consequentemente, avaliar o próprio comportamento. Ao falar sobre você, você dá chance para que o outro compreenda você sem que ele (a) se sinta atacado (a).

2. Fale sobre suas necessidades, em vez de falar sobre os pontos negativos do outro: “Eu gostaria de poder falar e você me ouvir”, “Eu gostaria que tivéssemos mais tempo juntos”, em vez de apontar o dedo para o outro e listar suas características negativas. Muitas pessoas não deixam claro o que desejam por orgulho ou por imaginarem que o outro deveria adivinhar o que elas necessitam.

3. Durante a conversa, procure dividir um tempo para você falar e para a outra pessoa também falar. Enquanto o outro estiver falando, procure ouvir o que ele está dizendo com o objetivo sincero de compreender o outro lado, em vez de ter uma escuta já preparando-se para se defender em seguida.

4. Se durante a conversa você reparar que realmente algum comportamento seu não foi legal, reconheça suas falhas e peça desculpas verbalmente ao outro. A sua atitude poderá ser um exemplo para que a outra pessoa faça o mesmo, apesar de que você não deve fazer isto somente com o objetivo de mostrar para o outro “que você é bom”, mas por reconhecimento verdadeiro do seu erro.

5. Se você tem muita dificuldade em iniciar um diálogo para falar para o outro sobre como se sente, considere escrever o que gostaria de falar e entregar a carta (ou um email) para a pessoa. Este pode ser um “ponta pé” inicial para uma conversa e, com o tempo, você pode começar a treinar falar o que gostaria.

6. Se você costuma se esquecer de tudo o que gostaria de falar com a outra pessoa por nervosismo, considere escrever em um papel os tópicos que você gostaria de mencionar, e leve com você este papel. No momento da conversa, utilize suas anotações como guia para sua conversa.

7. Se a sua tendência é a de “explodir” ao falar com quem chateou você, espere uns minutos até que você se sinta capaz de falar sem aumentar sua voz e sem depreciar o outro. Ao se sentir mais capaz de se autocontrolar, inicie a conversa. Se durante a conversa você sentir que está para se descontrolar novamente, peça licença, diga que precisa de um tempo, saia um minutinho, se acalme novamente e volte para a conversa somente quando estiver se sentindo sob controle novamente. Ao falar descontroladamente, você acaba perdendo a razão, mesmo tendo razão sobre um assunto.

8. Procure desabafar diretamente com a pessoa que chateou você, em vez de falar dela para outras pessoas. Se ela não quiser conversar com você para resolver o problema e se mantiver incomunicável, pode servir de ajuda você procurar uma pessoa suficientemente confiável, madura e sigilosa para tentar intermediar a questão.

Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.

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