Você tem filhos pequenos? Se sim, pode ser que você se identifique com uma destas falas: “É como se nós dois tivéssemos deixado de existir!”, “Desde que chegou nosso bebê, é como se nosso casamento estivesse se deteriorando!” ou “Parecemos dois colegas de quarto cuidando de uma criança!”. De fato, muitas coisas mudam com a chegada de um bebê! Antes, o casal fazia o que queria no tempo livre, tinham somente um ao outro para focarem a atenção, além de que supostamente dormiam bem. Com a chegada dos filhos, o tempo livre não é mais tão “livre” assim, as necessidades das crianças tomam a atenção e o cansaço pode potencializar o estresse e, consequentemente, os conflitos conjugais. Como lidar com isto?
- Separem um momento na semana somente para vocês dois, seja para conversarem, rirem juntos ou mesmo comerem juntos (se não tiverem com quem deixar a criança, que este tempo seja após ela ter dormido!)
- Lembrem-se de que, além de pais, vocês continuam sendo marido e mulher e que ser pai e mãe não significa colocarem de lado o romance e o sexo.
- Dividam entre si as atividades domésticas que precisam ser feitas quando ambos estiverem em casa a fim de se ajudarem e terem – os dois – algum tempo para si mesmos e para o casal.
- Estabeleça uma rotina para seus filhos (mesmo para o bebê) a fim de que vocês tenham a possibilidade de, também, se organizarem melhor.
- Aproveitem este momento do casamento para, juntos, lerem ou assistirem vídeos sobre educação de filhos. Isto poderá ser útil duplamente – pela aprendizagem e pelo tempo juntos.
Lembre-se: Seu relacionamento com seu cônjuge precisa ser nutrido para permanecer saudável, satisfatório e uma referência para seus filhos.
Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.