Filhos pequenos, casal em crise!

Você tem filhos pequenos? Se sim, pode ser que você se identifique com uma destas falas: “É como se nós dois tivéssemos deixado de existir!”, “Desde que chegou nosso bebê, é como se nosso casamento estivesse se deteriorando!” ou “Parecemos dois colegas de quarto cuidando de uma criança!”. De fato, muitas coisas mudam com a chegada de um bebê! Antes, o casal fazia o que queria no tempo livre, tinham somente um ao outro para focarem a atenção, além de que supostamente dormiam bem. Com a chegada dos filhos, o tempo livre não é mais tão “livre” assim, as necessidades das crianças tomam a atenção e o cansaço pode potencializar o estresse e, consequentemente, os conflitos conjugais. Como lidar com isto?

  1. Separem um momento na semana somente para vocês dois, seja para conversarem, rirem juntos ou mesmo comerem juntos (se não tiverem com quem deixar a criança, que este tempo seja após ela ter dormido!)
  2. Lembrem-se de que, além de pais, vocês continuam sendo marido e mulher e que ser pai e mãe não significa colocarem de lado o romance e o sexo.
  3. Dividam entre si as atividades domésticas que precisam ser feitas quando ambos estiverem em casa a fim de se ajudarem e terem – os dois – algum tempo para si mesmos e para o casal.
  4. Estabeleça uma rotina para seus filhos (mesmo para o bebê) a fim de que vocês tenham a possibilidade de, também, se organizarem melhor.
  5. Aproveitem este momento do casamento para, juntos, lerem ou assistirem vídeos sobre educação de filhos. Isto poderá ser útil duplamente – pela aprendizagem e pelo tempo juntos.

Lembre-se: Seu relacionamento com seu cônjuge precisa ser nutrido para permanecer saudável, satisfatório e uma referência para seus filhos.

Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *