Você já sentiu culpado (a) ou incomodado (a) por tirar férias? Algumas pessoas não conseguem relaxar durante o período de férias porque continuam com os pensamentos ligados no trabalho e se sentem culpadas por não se preocuparem com o que está acontecendo no ambiente profissional. Algumas sentem falta do dia a dia de trabalho. E outras chegam a não tirar férias ou adiá-las ao máximo para não terem que lidar com este sentimento de culpa/ansiedade/inquietação. Mas, por que estes sentimentos incômodos podem existir quando o assunto é férias?
1. Uma pessoa pode ser tão perfeccionista consigo mesma e se cobrar tanto quanto a ser um profissional exemplar (exageradamente) que fica angustiada em pensar que o trabalho não ficará em dia, ou que as pessoas não receberão seus emails resposta, ou que o andamento das atividades na empresa não será o mesmo e acaba colocando sobre si mesma uma carga grande de responsabilidade que a impede de desfrutar o descanso necessário das férias.
2. Algumas pessoas são compulsivas por trabalho – as chamamos de workaholics – e não sentem vontade de tirar férias porque não conseguem parar de trabalhar. É como se todo o prazer da sua vida estivesse no trabalho. Pessoas assim são viciadas em trabalho e o motivo disto pode ser, assim como em outros vícios, a tentativa de esconder alguma angústia ou conflito que não conseguem resolver (na família, consigo mesmo, etc) e que, portanto, para não sofrerem tanto pensando ou lidando com aquilo que dói, passam 24 horas por dia trabalhando para não se aproximarem do que precisariam/deveriam resolver ou aprender a lidar.
3. Pessoas orgulhosas ou controladoras podem se sentir incomodadas ao saírem de férias porque acreditam realmente que a pessoa substituta que ficará em sua função durante as férias não dará conta do recado como ela dá, e tende a não se desvincular do trabalho durante as férias, monitorando todas as atividades daquela pessoa que está em sua função temporariamente como forma de controle.
4. Outras pessoas podem sentir medo de tirar férias e a sua ausência não ser percebida a ponto de o chefe descobrir que seu trabalho ou sua forma de atuar não era tão significante ou eficaz assim.
No entanto, as férias são necessárias não somente para a manutenção da saúde física e emocional, como também para a própria produtividade no ambiente de trabalho. Após 1 ano de trabalho, a mente e o corpo já estão cansados e se as leis de saúde não forem colocadas em prática, inevitavelmente a produtividade, a criatividade, a atenção, e a paciência nos relacionamentos interpessoais sofrerão prejuízos e as consequências aparecerão – para a própria saúde e para a profissão também.
Para evitar sofrimentos e conseguir relaxar nas férias:
1. Planeje-se com antecedência para que não precise ficar resolvendo assuntos profissionais no meio das férias.
2. Avalie o mês mais tranqüilo para tirar férias de acordo com o seu trabalho.
3. Não tenha medo de delegar tarefas se isso for necessário. Você não precisa ser a única pessoa a saber sobre uma função. O que tem valor não é a tarefa em si, mas a sua competência.
4. Durante as férias, proponha-se a não checar e-mails de trabalho, a desativar temporariamente serviços de mensagens relacionados ao trabalho (grupo do Whatsapp, etc), e mantenha desligado seu celular, principalmente se tiver um número específico do trabalho.
5. Se possível, deixe previamente avisado às pessoas que trabalham direta ou indiretamente com você sobre as suas férias, a fim de que saibam quando poderão contatá-lo (a) novamente.
6. Talvez você não consiga impedir que pensamentos de trabalho venham em sua mente durante as férias, mas caso eles apareçam, você terá a escolha de alimentá-los ou não.
7. Se possível, planeje suas férias para não passar este período sem nada para fazer. A ociosidade nas férias pode colaborar para que você se sinta mais ansioso e queira voltar a trabalhar mais rapidamente.
Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.