Está sempre atrasado (a)?

Você sempre está atrasado (a)? É normal nos atrasarmos um dia ou outro. Afinal, nem tudo sempre sai conforme planejamos. No entanto, há pessoas que são cronicamente atrasadas: chegam após o horário em todos os encontros ou reuniões. Por que isto acontece e quais são as soluções?

Pessoas cronicamente atrasadas podem…:

1. … não querer ficar à toa: assim como algumas pessoas têm pavor de fazer com que outras as esperem, há pessoas que não conseguem pensar em chegar um pouco antes em algum lugar e terem que ficar esperando por alguém ou um evento começar. Por isso, se programam para chegar quando tiverem certeza de que o que está para acontecer tenha, de fato, iniciado. Solução: leve consigo algo que poderá ser feito no local para onde você vai caso tenha que esperar uns minutinhos para o compromisso (seja um livro que esteja lendo, o seu celular para responder alguns emails, ou até mesmo seu pano e sua linha para adiantar seu bordado).

2. … não querer parar o que estão fazendo: algumas destas pessoas costumam ser workaholics (viciadas em trabalho) e não conseguem deixar para depois alguma tarefa que estejam realizando a fim de cumprirem outra. Solução: pessoas assim precisam aprender a dividir atividades em partes menores, a fim de que possam completar parte de uma tarefa planejada, deixando a outra para depois.

3. … não querer que a outra pessoa pense que elas estão “desesperadas” pelo encontro: já viu o caso daquela pessoa que finalmente conseguiu marcar um encontro com outra por quem está completamente apaixonada e chega 2 horas antes da hora marcada? Pois é, algumas pessoas têm medo de darem a entender que estão “mendigando” a atenção do outro, ou a vaga pelo trabalho, ou o que quer que tenha a ver com o horário marcado ao chegarem no horário ou uns minutos antes. Por isso, acabam fazendo o contrário: chegando sempre atrasadas. Solução: faça planos para chegar pontualmente – nem antes e nem depois. E lembre-se de que mais importante do que vão pensar sobre você é a sua tranquilidade em demonstrar seu respeito através da sua pontualidade.

4. … querer parecer educadas: em alguns lugares do mundo faz parte da cultura local chegar atrasado em um compromisso a fim de dar tempo ao anfitrião para acabar de se organizar em seus afazeres. No entanto, isto não é global, e mesmo em um país onde esta atitude seja comum, nem todas as pessoas funcionam desta maneira. Por isto, solução: pergunte à pessoa que convidou você para algum evento ou que marcou um compromisso com você se ela prefere que você chegue exatamente no horário ou se ela prefere te ligar quando tudo estiver pronto, e se enquadre na decisão dela.

5. … querer “aparecer”: sabe aquelas “entradas triunfais” quando tudo já está iniciado e organizado? Pois é, algumas pessoas têm necessidade de que sejam totalmente percebidas ao chegarem em qualquer lugar. Por isso, consciente ou inconscientemente, acabam chegando quando todos os outros convidados já chegaram a fim de que todos a notem. Solução: pergunte-se “por que preciso disto?”, “será que os outros não já conhecem minhas qualidades?”, “de que maneira natural posso ganhar o afeto/admiração/respeito destas pessoas?”.

6. … não se organizar em seus horários: algumas pessoas só calculam o tempo que leva para chegar no local do compromisso, em vez de calcularem o tempo QUE PODERIAM LEVAR. Ou seja, por mais que de sua casa até seu escritório leve, em uma situação normal, 10 minutos de carro, geralmente este não será o tempo que você precisa para chegar até lá. Solução: leve em conta o tempo que você leva para descer no elevador do seu prédio, para sair com seu carro, o tempo que você leva para estacionar no local para onde vai, quantos minutos você leva do estacionamento até a sua sala, além dos imprevistos no meio do caminho (acidentes, semáforos fechados, etc). Calcule seu tempo com margens de erro e com detalhes.

7. … ser ansiosas ou indecisas: pense naquela pessoa que calcula direitinho a hora que precisa sair de um local para chegar em outro, mas que na hora da saída decide mudar de roupa, comer (porque se esqueceu de que ficará com fome), pensar no que mais precisa levar para o compromisso, deixar um recado para a empregada, etc. Solução: no dia anterior ao seu compromisso ou horas antes, faça uma lista do que você precisará checar e fazer antes do horário de sair de casa, e defina a partir de que horário você precisará começar a checar esta lista.

8. … ser egocêntricas: algumas pessoas cronicamente atrasadas usam a frase “seu eu chegar atrasado (a), o problema é meu!”. No entanto, elas se esquecem de avaliar de que forma quem as está esperando se sente  com o atraso constante delas. Parecem sempre focar em si mesmas e em suas necessidades, sem considerarem os sentimentos e as necessidades das outras pessoas. Solução: que tal começar a se lembrar de que nem todos são iguais a você e que da mesma forma como você deseja muito ser respeitado em seu atraso, outras pessoas também podem desejar bastante serem respeitadas através da sua pontualidade?

Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *