Você que está namorando, se dá bem com a família do seu namorado (a)?
Todo relacionamento de namoro envolve o conhecimento da pessoa com quem se está namorando. Este conhecimento não se restringe apenas à própria pessoa e sua personalidade, mas também engloba aquilo que circunda a pessoa, por exemplo, a família dela. Nesse conhecimento, nem sempre há harmonia de pensamentos e temperamentos, e conflitos podem surgir entre membros da família do namorado (a) e você. Como lidar com a família do namorado (a) quando você percebe que eles (ou um ou mais parentes) não gostam de você?
1. Não critique, para o seu namorado (a), a pessoa que você acha que não gosta de você. A tendência será a do namorado (a) proteger o familiar. Você pode falar sobre como se sente, mas falar sobre você, e não sobre a pessoa, da forma como ela é ou deixa de ser.
2. Ao encontrar este parente com quem você não se dá muito bem, trate esta pessoa com respeito e com educação, não deixando de cumprimentar ou de participar de uma conversa por causa daquela pessoa.
3. Se este familiar não conversa com você, mas age com respeito para com você, talvez valha à pena tentar iniciar algumas conversas com ele fazendo perguntas que demonstrem algum interesse seu em conhecer mais a pessoa, porque pode ser que a opinião desta pessoa em relação a você mude à medida que conhecer você melhor.
4. Se a pessoa desrespeita você, é importante que você estabeleça alguns limites. Uma das formas pode ser conversando com o seu namorado (a) sobre evitar contato com esta pessoa na medida do possível. Mas, lembre-se que isto não significa privar o namorado (a) deste contato.
5. Respeite a presença da família do namorado (a) e evite beijos e carícias que os deixem constrangidos e que os façam pensar que você os está afrontando.
6. Se você sabe o motivo pelo qual este membro da família dele (a) não gosta de você, avalie se há alguma razão nisto e se você não precisa realmente mudar alguma atitude sua.
7. Não peça que o seu namorado (a) escolha entre você e a família dele (a). O mais provável é que ele (a) escolha a família. Ou, se escolher você, pode ser que mais tarde o (a) culpe por tê-lo (a) feito se distanciar da própria família.
8. E, por último, avalie o quanto você consegue lidar com esta situação sem que isto prejudique o próprio relacionamento de namoro e a sua saúde, e leve a sua avaliação em consideração ao pensar na continuidade desta relação.
Nem sempre será possível você ter um relacionamento harmonioso com todos os familiares do seu namorado (a) porque as atitudes não dependem só de você. Mas, no que depender de você, lembre-se do quanto é importante a família do seu namorado (a) para ele (a), assim como a sua é para você.
Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica, pós-graduada em aconselhamento familiar.