Destruidores da comunicação – parte 1

Como você geralmente age quando se chateia com outra pessoa? Estudos científicos apontam 4 atitudes que destroem relacionamentos quando o assunto é conflito interpessoal. Você se encaixa em algum deles?

  1. Atitudes sarcásticas: é a atitude que mais resulta em divórcios quando o conflito é entre um casal. O sarcasmo envolve a utilização de nomes hostis, imitações sarcásticas do outro, linguagens corporais como “virar os olhos” ou dar “risadinhas” debochadas enquanto o outro fala alguma coisa. O sarcasmo é sempre um desrespeito e uma atitude de desvalorização para com a outra pessoa. Curiosamente, estudos mostram que pessoas frequentemente sarcásticas possuem maior probabilidade de desenvolverem infecções.
  2. Atitudes defensivas: é quando uma pessoa, ao ouvir a outra falar a respeito do que a está chateando, sempre se defende, sem avaliar a própria parcela de culpa no ocorrido. Ela se justifica o tempo todo e age como se a responsabilidade pelo conflito fosse só do outro sempre.
  3. Atitudes de incomunicabilidade: ocorre quando um dos envolvidos se isenta da conversa, seja ficando calado o tempo todo como se não fizesse parte da conversa, seja se retirando do local, ou até mesmo permanecendo dias ou semanas sem se comunicar com o outro após um conflito.
  4. Atitudes de crítica: crítica é diferente de queixa. Em uma crítica, falamos sobre a outra pessoa, em vez de falarmos sobre o que ela fez. Pessoas muito críticas geralmente “atacam” quem a outra pessoa é. Dizem, por exemplo, “Você é um folgado (a)!”, em vez de dizerem: “Gostaria que me ajudasse mais em casa!” Atacar quem o outro é só aumenta a raiva, a indiferença, as atitudes defensivas e até mesmo a incomunicabilidade.

No próximo post falarei sobre como mudar estas atitudes.

Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *