Você já se sentiu como se sua mente funcionasse melhor após um exercício físico? Ou já sentiu que algum sentimento como ansiedade ou raiva diminuíram de intensidade depois de você ter praticado algum exercício?
O nosso corpo e a nossa mente estão diretamente relacionados. Quando exercitamos o corpo, são produzidas várias substâncias que influenciam em nosso estado emocional: o cérebro produz mais serotonina, dopamina, noradrenalina, norepinefrina, que são neurotransmissores cerebrais responsáveis pela sensação de felicidade, de alegria e de bem-estar.
A edição de 23 de janeiro de 2006 da revista Preventive Medicine, publicou um trabalho científico da Universidade Vrije, em Amsterdam, no qual os pesquisadores examinaram se exercícios regulares estariam associados com a ansiedade, depressão e personalidade numa grande amostra da população.
Eles concluíram que as pessoas que se exercitavam eram em média menos ansiosas, menos deprimidas, mais extrovertidas e mais voltadas para a vida do que aqueles que não tinham o hábito de praticar um exercício físico. O estudo confirma e amplia os achados anteriores, de que exercícios regulares estão relacionados com menores índices de ansiedade, depressão e outros sintomas neuróticos, assim como com mais alta extroversão e procura de curtir a vida na população em geral.
Outro dado importante é o do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, que afirma que quem não pratica exercício físico tem o risco de desenvolver depressão nos próximos 8 anos duas vezes maior do que aqueles que se exercitam com frequência.
Alguns estudos indicam que exercícios físicos regulares podem diminuir uma tristeza profunda de forma tão eficaz como medicações antidepressivas. Segundo a Universidade de Duke, os medicamentos trazem efeitos mais rápidos, mas depois de 16 semanas (4 meses) de exercícios físicos, os efeitos se igualam aos do medicamento. No entanto, exercícios físicos não devem ser a única forma de tratar a depressão, principalmente em pessoas que têm risco de suicídio e que estão com depressão grave.
Outros benefícios mentais observados do exercício físico são:
- A melhora da qualidade do sono. O sono de pessoas ativas é bem melhor do que o de pessoas sedentárias.
- A melhora da memória e na capacidade de atenção.
- A melhora do humor.
Portanto, se você ainda não pratica um exercício físico com regularidade, procure começar a colocar isso em prática. Vai fazer bem não somente para o seu físico como também para sua saúde mental.
Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica, pós-graduada em aconselhamento familiar.