Saúde física afeta as emoções

Você sabia que o cuidado com o seu corpo afeta, também, suas emoções? Isto acontece porque seu corpo está intimamente ligado ao seu cérebro. Veja alguns exemplos desta interrelação:

  1. Quando dormimos menos do que nosso corpo e mente necessitam para descansar, geralmente ficamos irritados e desconcentrados no dia seguinte.
  2. A prática de exercícios físicos faz com que nosso corpo produza substâncias neuroquímicas (dopamina, serotonina, adrenalina) que são responsáveis pela nossa sensação de bem-estar. Quando praticamos atividades físicas, nosso nível de ansiedade é diminuído e graus de tristeza podem ser atenuados.
  3. Comidas ricas em triptofano (tofu, feijão, nozes, amêndoas, sementes de gergelim, sementes de abóbora, banana, etc) atuam diretamente na produção da serotonina, que nos faz sentir bem emocionalmente.
  4. O uso da cafeína está relacionado com o aumento da ansiedade e da irritação, e esta probabilidade aumenta em pessoas que já possuem predisposição a estas questões.
  5. Alimentos que contêm vitamina B12 são essenciais para a saúde emocional. Pessoas com deficiência desta vitamina podem desenvolver tristeza e depressão não explicadas por outros motivos.
  6. Insuficiente exposição ao sol pode causar deficiência da vitamina D no organismo e, consequentemente, aumentar as chances de problemas de memória, capacidade de raciocínio e depressão.
  7. Alimentos ricos em açúcar podem ser tentadores, mas estão relacionados ao aumento de níveis de ansiedade e piora de quadros depressivos. Ao serem ingeridos, inicialmente funcionam como estimulantes. Porém, em seguida, deprimem o sistema nervoso central e estas oscilações constantes resultam frequentemente em alterações do humor.

Quer se sentir bem emocionalmente? Cuide, também, da sua saúde física:

  1. Alimente-se da forma mais natural e diversificada possível.
  2. Beba ao menos 2 litros de água por dia.
  3. Durma as horas necessárias para o seu descanso (em média 8 horas/noite).
  4. Tome sol diariamente (20 minutos é suficiente, expondo duas partes do corpo – por ex. braços e pernas – SEM o uso de protetor solar).
  5. Pratique algum exercício físico diariamente.
  6. Não faça uso de substâncias nocivas ao seu corpo e mente (álcool, fumo, drogas, açúcar em excesso, etc)
  7. Respire profundamente (em vez de manter a respiração curta) pelo menos algumas vezes ao dia.

Sua mente agradece!

Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica, pós-graduada em aconselhamento familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *