Você sabia que o cuidado com o seu corpo afeta, também, suas emoções? Isto acontece porque seu corpo está intimamente ligado ao seu cérebro. Veja alguns exemplos desta interrelação:
- Quando dormimos menos do que nosso corpo e mente necessitam para descansar, geralmente ficamos irritados e desconcentrados no dia seguinte.
- A prática de exercícios físicos faz com que nosso corpo produza substâncias neuroquímicas (dopamina, serotonina, adrenalina) que são responsáveis pela nossa sensação de bem-estar. Quando praticamos atividades físicas, nosso nível de ansiedade é diminuído e graus de tristeza podem ser atenuados.
- Comidas ricas em triptofano (tofu, feijão, nozes, amêndoas, sementes de gergelim, sementes de abóbora, banana, etc) atuam diretamente na produção da serotonina, que nos faz sentir bem emocionalmente.
- O uso da cafeína está relacionado com o aumento da ansiedade e da irritação, e esta probabilidade aumenta em pessoas que já possuem predisposição a estas questões.
- Alimentos que contêm vitamina B12 são essenciais para a saúde emocional. Pessoas com deficiência desta vitamina podem desenvolver tristeza e depressão não explicadas por outros motivos.
- Insuficiente exposição ao sol pode causar deficiência da vitamina D no organismo e, consequentemente, aumentar as chances de problemas de memória, capacidade de raciocínio e depressão.
- Alimentos ricos em açúcar podem ser tentadores, mas estão relacionados ao aumento de níveis de ansiedade e piora de quadros depressivos. Ao serem ingeridos, inicialmente funcionam como estimulantes. Porém, em seguida, deprimem o sistema nervoso central e estas oscilações constantes resultam frequentemente em alterações do humor.
Quer se sentir bem emocionalmente? Cuide, também, da sua saúde física:
- Alimente-se da forma mais natural e diversificada possível.
- Beba ao menos 2 litros de água por dia.
- Durma as horas necessárias para o seu descanso (em média 8 horas/noite).
- Tome sol diariamente (20 minutos é suficiente, expondo duas partes do corpo – por ex. braços e pernas – SEM o uso de protetor solar).
- Pratique algum exercício físico diariamente.
- Não faça uso de substâncias nocivas ao seu corpo e mente (álcool, fumo, drogas, açúcar em excesso, etc)
- Respire profundamente (em vez de manter a respiração curta) pelo menos algumas vezes ao dia.
Sua mente agradece!
Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica, pós-graduada em aconselhamento familiar.