Você está solteiro (a)? Pode ser que esteja, que tenha optado por isto e que se sinta muito bem! Ou pode ser que você preferiria não estar, mas as circunstâncias, dificuldades pessoais ou quem sabe até mesmo fatores que nem mesmo você consegue entender, colaborem para a sua solteirice. Sendo, o seu, o segundo caso, talvez algumas dicas possam ajudar você:
- Mostrar interesse por quem você achou interessante é diferente de ter que se mostrar sedutor (a) o tempo todo. Você pode demonstrar que gostou de uma pessoa sem ter que se fazer ser notado (a) através do seu corpo.
- Procure pessoas que se encaixem no que você mais gosta sobre você! Se uma característica sua que você valoriza muito é a discrição, por exemplo, se relacionar com uma pessoa indiscreta será difícil para você.
- Ao se aproximar da “pessoa-alvo”, cuidado para não falar somente sobre você, mas dar a oportunidade de ouvir sobre o outro e conhecê-lo (a) também.
- Por mais que seu sonho seja o de um dia se casar, você não precisa falar sobre isto nas primeiras vezes em que estiver com a pessoa. Pode ser que ele (a) se assuste e se afaste de você.
- Se ao conhecer alguém, você já começar a listar o que deseja mudar nele (a) para que ele (a) se encaixe em suas expectativas, é porque ele (a) não é para você. Você deve gostar de como a pessoa é.
- Pode ser que você tenha medo de se relacionar por um modelo negativo de relacionamento dos seus pais. Lembre-se de que o seu relacionamento poderá ser diferente do deles dependendo de você.
- Veja se você não está se desvalorizando. Quando não nos valorizamos, sem querer podemos convencer os outros de que realmente não vale à pena a nossa companhia.
- Se você está esperando que “sua metade” apareça, considere a possibilidade de também procurar por ela, principalmente em locais que se encaixem em seus princípios e valores.
- Paralelamente à ação de conhecer pessoas, tenha satisfação em outras áreas da sua vida que estão funcionando bem (amizades, profissão, estudos, família, hobbies). Pessoas que se sentem satisfeitas com a vida se tornam mais interessantes do que aquelas que esperam que o outro supra tudo na vida delas.
- Por último, mas não menos importante, cuide da sua aparência. As pessoas vão gostar de quem você é internamente, mas também valorização a maneira como você cuida do seu exterior.
Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.