Seu parceiro é ciumento?

Você se relaciona com alguém que sente um ciúme exagerado de você? Como lidar com esta pessoa ciumenta se, de fato, não há motivos para que haja ciúme no relacionamento entre vocês?

1. Procure entender o motivo desta pessoa sentir ciúme com tanta frequência. Ciúme geralmente está relacionado com baixa autoestima, imaturidade ou insegurança. Entendendo a raiz dele, torna-se mais fácil lidar com ele.

2. Sabendo disto, a fim de ajudar quem você ama, demonstre para esta pessoa o afeto que você tem de formas claras, seja através de elogios, agradecimentos, comentários afetivos mais frequentes e até mesmo atitudes que demonstrem amor (fazer algo pela pessoa). Isto poderá ajudá-la a sentir mais confiança em você e no afeto que você tem por ela e as atitudes ciumentas poderão diminuir.

3. Você não é obrigado (a) a dar um relatório diário de tudo o que você fez no dia e de todos os seus horários e pessoas com quem manteve contato. Mas, às vezes, dar pequenas informações durante o dia pode facilitar o desenvolvimento da segurança que a pessoa ciumenta precisa ter. No entanto, não faça isto obrigado.

4. Não discuta no momento de uma crise de ciúmes. Argumentar ou negar atitudes só fará com que a desconfiança e a raiva da outra pessoa aumentem. Espere para conversar quando ela já estiver em condições de ter controle emocional e capacidade de raciocínio.

5. Estabeleça alguns limites quanto ao que você não tolerará nas atitudes desta pessoa no relacionamento entre vocês.

6. Por mais que você ame esta pessoa e contribua para que ela desenvolva uma maior confiança nela mesma e em você, lembre-se de que não é sua responsabilidade curar o ciúme dela. Esta responsabilidade é dela e somente ela pode decidir admitir que não tem controle sobre o ciúme e buscar alguma ajuda.

7. Se você é casado e a pessoa ciumenta é o seu cônjuge, e a situação dos ciúmes está insustentável, busque (pela sua iniciativa) uma ajuda terapêutica ou para você ou para o casal. Se o problema é com um namorado (a), noivo (a), ou amigo (a), você pode considerar reavaliar a continuidade deste relacionamento caso não perceba nenhuma iniciativa da pessoa ciumenta quanto a uma melhora.

Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *