Você é ciumento (a) ou se relaciona com alguém que é? Muitos relacionamentos terminam ou são profundamente prejudicados por causa de atitudes dirigidas pelo ciúme. Este sentimento pode ser definido pelo medo da pessoa amada encontrar outra mais interessante e acabar rejeitando esta que sente o ciúme. O ciumento acredita que precisa ficar checando as atitudes de quem ama como uma maneira (imaginária) de ter controle sobre o outro. Geralmente esta atitude gera ou aumenta os conflitos entre as pessoas e o relacionamento sofre ou termina. Como lidar com seu próprio ciúme?
- Lembre-se de que o ciúme que você sente provavelmente não diz respeito à realidade, mas sim à sua própria dúvida quanto a você ser uma pessoa interessante.
- Sabendo disto, procure relembrar a si mesmo características suas que são positivas e valorize-se por isto. Ao sentir-se bem consigo mesmo, muito provavelmente seu ciúme diminuirá.
- Reconheça que ninguém é capaz de controlar outra pessoa e que quanto maior a tentativa de controle, maior afastamento possivelmente acontecerá porque ninguém gosta de ser controlado.
- Cheque seus pensamentos a fim de verificar se você alimenta alguns que não são necessariamente reais como: “Se uma pessoa olhar para outra, a está desejando!”, “Se uma pessoa for simpática com outra, a está preferindo do que a mim.” Isto não é verdade.
- Em vez de gastar tempo monitorando o que a outra pessoa faz, quem ela olha, com quem ela fala, etc, coloque o foco da sua atenção em como vocês dois podem desenvolver um bom relacionamento, com momentos agradáveis.
- Caso seu ciúme esteja prejudicando o seu relacionamento e você não consiga controlar suas atitudes ciumentas sozinho (a), você pode buscar uma ajuda psicológica.
Em breve farei um post sobre como os que lidam com as pessoas ciumentas podem se comportar.
Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.