Morar junto antes de se casar?

Você sabia que casais que moram juntos antes de se casarem tendem a ter um casamento menos satisfatório, mais instável, e sofrem maior risco de se divorciarem após realmente se casarem? Por que?

  1. Geralmente aqueles que começam a morar juntos tomam esta decisão mais movidos pela emoção do que por uma decisão racional. Assim, depois de um tempo, quando a paixão que os motivou a “juntarem os pares de meia” se ameniza e as dificuldades naturais do convívio surgem, o casal não se encontra preparado para lidar com esta realidade.
  2. Observou-se que o grau de compromisso entre casais que começam a morar juntos antes do casamento é muito baixo em comparação àqueles que se decidem pelo casamento. Por isso, se sentem mais livres para tomar qualquer decisão quanto a um rompimento.
  3. Conflitos tendem a surgir por causa das expectativas diferentes de um e de outro quanto ao “morar juntos”. Enquanto um pode pensar que o fato de morarem juntos é um passo para o casamento, o outro pode ter em mente que é apenas uma forma de adiar o casamento.
  4. O número de divórcios e de conflitos entre o casal também tem relação com a pressão dos familiares com relação ao casamento, já que estão morando juntos. Sendo assim, podem tomar a decisão quanto ao matrimônio por causa desta pressão, em vez do motivo ser o desejo próprio de se casarem.

Muitas pessoas relatam que nunca teriam se casado com a pessoa com quem se casaram se não tivessem morado juntos antes do casamento.

Escrito por Thais Souza, psicóloga clínica e pós-graduada em aconselhamento familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *